Atividades de português para a turma 702 (professora Simone)
Olá alunos!
Acessar e assistir: https://www.youtube.com/watch?v=m1qW0wPJV1M/
3. Assista à animação “um
plano para salvar o planeta” (especial de férias 2011) | turma da Mônica para
fazer a atividade a seguir:
Considere a seguinte hipótese: haverá um concurso de
redação na sua escola e você e os demais alunos do 7º ano decidiram participar,
pois, por coincidência, o gênero proposto para escrita da redação é o gênero
notícia e você acabou de estudá-lo. Os candidatos desse concurso deverão
escrever uma notícia sobre o tema: “O meio ambiente e a importância da
reciclagem”. O texto vencedor será publicado no blog da escola.
Seguem as orientações da professora Simone e a atividade:
Orientações importantes:
- Esta é uma atividade complementar
e avaliativa.
- As respostas devem ser registradas no caderno.
- Ao realizar o registro no
caderno, o aluno (a) deverá anotar o título da atividade e a data informada
neste cabeçalho
- No retorno das aulas
presenciais, o (a) professor (a) dará o visto nas atividades realizadas
- No cabeçalho está sinalizando o
período para a realização da atividade. Fique atento (a), crie uma rotina
diária de estudo!
Bons estudos!
CARACTERÍSTICAS GERAIS
DOS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
O
EDITORIAL é
um texto do jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa ou da
direção do jornal sobre um determinado assunto da atualidade. Normalmente surge
nas primeiras páginas internas.
A NOTÍCIA
consiste
numa narrativa curta, que pretende relatar, de forma objetiva e impessoal, um
acontecimento real, atual, extraordinário e de interesse geral.
A
ENTREVISTA visa
principalmente apresentar as opiniões do entrevistado. Na entrevista, podemos
encontrar duas componentes principais: o entrevistador, o que faz as perguntas,
e o entrevistado, que as responde.
A
REPORTAGEM é
uma notícia desenvolvida, implicando um trabalho de pesquisa e de análise,
dependendo assim mais do estilo pessoal do jornalista.
Um ARTIGO
DE OPINIÃO é
um texto subjetivo, em que o seu autor apresenta as suas ideias sobre um
assunto da atualidade.
A
PUBLICIDADE/TEXTO PUBLICITÁRIO: tem como finalidade despertar e captar a
atenção, o interesse e o desejo dos leitores.
Os
CLASSIFICADOS: a
parte dos jornais em que o leitor pode anunciar, mediante pagamento, um produto
para vender.
PARA ENTENDER
MELHOR O GÊNERO NOTÍCIA
Acessar e assistir: https://www.youtube.com/watch?v=mvZpBd8_fxY
PARA ENTENDER
MELHOR O MAPA MENTAL
ATIVIDADES:
1. Recorte e cole no
caderno um exemplo de cada gênero jornalístico listado (EDITORIAL NOTÍCIA, ENTREVISTA,
ARTIGO DE OPINIÃO, PUBLICIDADE/TEXTO PUBLICITÁRIO, CLASSIFICADOS)
2. Construa um mapa mental
contemplando as características da notícia e do blog noticioso.
ORIENTAÇÕES:
Mas,
afinal, o que é mapa mental?
O mapa mental
é uma ferramenta que detalha e exemplifica informações, e tem a intenção de
sintetizar conteúdos facilitando que o cérebro raciocine e memorize os dados. É
como uma árvore que possui em seus galhos informações precisas e importantes
relacionadas a determinados conteúdos, ou conceitos.
Os mapas
mentais são dinâmicos e eficazes e criativos. Podem conter ilustrações que
sejam relacionadas ao tema proposto.
Quais
as vantagens do mapa mental?
O mapa mental
estimula o raciocínio e a memorização. O mapa é uma forma de representar,
detalhadamente, ideais e contextos, apresentados de forma complexa, com os
preceitos da simetria e similaridade. Com isso, o mapa confere ao indivíduo o
raciocínio completo sobre conteúdo exposto. O mapa mental também é considerado
uma ferramenta de brainstorming – que é usada nos planos empresariais, em
gestões estratégicas voltadas aos negócios organizacionais.
Como
fazer um mapa mental?
Antes de fazer o mapa mental é preciso delimitar um
tema e as informações necessárias para compor o assunto, de forma completa,
embora objetiva; para isso, é possível usar palavras-chaves para compactar e
fixar o conteúdo proposto. Ele pode ser feito em folha de papel comum, no
próprio caderno. Ele tem como centro o tema central junto a ilustrações, pois
são elas que irão delinear as informações, facilitando a absorção do conteúdo
pelo cérebro, pela imagem.
3. Assista à animação “um
plano para salvar o planeta” (especial de férias 2011) | turma da Mônica para
fazer a atividade a seguir:
Considere a seguinte hipótese: haverá um concurso de
redação na sua escola e você e os demais alunos do 7º ano decidiram participar,
pois, por coincidência, o gênero proposto para escrita da redação é o gênero
notícia e você acabou de estudá-lo. Os candidatos desse concurso deverão
escrever uma notícia sobre o tema: “O meio ambiente e a importância da
reciclagem”. O texto vencedor será publicado no blog da escola.
Seu
texto deve obedecer às características específicas do gênero proposto.
Comentários
Postar um comentário