Dicas para o ENEM (Postado pela professora Andréia)

Confira abaixo o que você pode fazer para se sair bem na prova de língua estrangeira.

1) Cuidado com os falsos cognatos
Há uma série de palavras que têm significado diferente do que aparentam ter. Actually, pretend, intend são exemplos de palavras em inglês que enganam na hora da interpretação de texto. Bancón, billetera e carné são exemplos de falsos cognatos em espanhol. Na primeira questão da prova de inglês do ano passado, por exemplo, havia uma frase no quadro com a palavra “report”, que significa relatório, e não reportagem.

2) Explore as imagens e use-as a seu favor
Como falamos antes, as provas sempre apresentam imagens, sejam tirinhas ou apenas um cartum e é importante fazer a relação do texto com a imagem. Por isso, tenha atenção a todos os elementos - texto e imagem. Um completa o outro.

3) Recorra a seu conhecimento de mundo para responder às perguntas
A premissa básica do Enem é testar, além de tudo, o conhecimento de mundo do candidato. Os temas são sempre atuais e o simples fato de acompanhar as últimas notícias já pode te ajudar (e muito) a fazer a prova.

4) Você pode também utilizar as técnicas de interpretação de texto skimming e scamming.*
Enquanto lê, vá buscando responder o que o teste quer saber do texto em questão. Não perca tempo divagando na música, na poesia ou na charge. Vá direto para a ação. O primeiro passo para se compreender um texto em outra língua é observar toda sua estrutura: títulos, subtítulos, pistas tipográficas – datas, números, gráficos, figuras, fotografias, palavras em negrito ou itálico, cabeçalhos, referências bibliográficas, reticências…
Essas informações, parte delas não-lineares, complementam as informações contidas no texto e, observadas antecipadamente, fazem com que se tenha uma ideia melhor do assunto em questão. A essa técnica chamamos inferência (inferir) – que nada mais é do que “adivinhar” qual o assunto do texto.

O que é Skimming?
Skimming consiste em observamos o texto apenas para detectar o assunto geral, sem nos preocuparmos com os detalhes. Para tanto, é necessário prestar atenção ao layout do texto, título, sub-titulo, primeiras e/ou últimas linhas de cada parágrafo, bem como à informação não-verbal (figuras, gráficos e tabelas).

O que é Scanning?
Scanning é uma técnica de leitura que consiste em correr os olhos pelo texto até localizar a informação específica desejada. Exemplos típicos são o uso do dicionário para obter informação sobre o significado de palavras ou a utilização do índice de um livro para encontrar um artigo de interesse.

5) Sempre leia os textos por completo
Como já falamos antes, os textos apresentados são curtos e sempre buscam testar a capacidade de interpretação de texto. Por isso, evite ler o texto com pressa apenas para procurar a resposta. Leia o texto todo, pois pode ser que a resposta seja mais abrangente do que aparenta.

6) A prática leva à perfeição
Não deixe a língua estrangeira de lado ou para a última hora. Procure provas antigas e as faça como prática, pois essa é a melhor forma de absorver vocabulário e estruturas verbais. Outra forma de “estudar” inglês para prova é procurando outras provas de múltipla escolha. Quanto mais textos, melhor!

Comentários

Postagens mais visitadas